Database : HANSEN
Search on : ANTIGENOS HLA/QUIM [Subject descriptor]
References found : 3 [refine]
Displaying: 1 .. 3   in format [Detailed]

page 1 de 1

  1 / 3 HANSEN  
              next record last record
select
to print
Texto Completo
Id:18372
Author:Silva, Sonia Maria Uso Ruiz; Carvalho, Claudia Peres Monteiro; Marcos, Elaine Valim Camarinha; Souza, Fabiana Covolo de; Ura, Somei; Almeida, Ricardo Augusto Monteiro de Barros.
Title:Identificação dos alelos HLA de classe I e classe II em pacientes co-infectados com hanseniase e aids / Identification of HLA alleles clas I and class II in co-infected patients with leprosy and aids
Source:Hansen. int;31(2):29-34, 2006. tab.
Abstract:O complexo HLA tem sido amplamente estudado, na tentativa de elucidar os mecanismos que levam ao direcionamento da forma clínica na hanseníase. Foram observadas associações positivas dos alelos HLA-DR2 e HLA-DR3, com a forma tuberculóide (HT) e do alelo HLA-DQ1, com a forma virchoviana (HV). Em relação ao HIV os alelos de classe I, HLA-B35 e HLA-Cw4 parecem estar mais fortemente associados com a deterioração imunológica e com a aceleração da progressão para a aids e os alelos HLA-A1, HLA-B8, HLA-B27, HLA-Cw7 e os de classe II, HLA-DR3 e HLA-DQ2 com a progressão lenta da doença. Por não haver nenhum dado na literatura descrevendo a participação dos alelos HLA em indivíduos co-infectados com hanseníase e HIV, o presente estudo teve como objetivo avaliar a freqüência dos alelos HLA de Classe I e II (locus A, B, C, DR e DQ) em pacientes co-infectados, atendidos no Instituto Lauro de Souza Lima de Bauru. Foi possível observar que a presença de alelos descritos na literatura como associados com rápida progressão da aids parece não influenciar no espectro clínico da hanseníase. Embora a infecção pelo HIV cause profundos danos no sistema imune, não houve direcionamento para a forma virchoviana multibacilar como se poderia esperar. Estudos abrangendo maior casuística devem ser conduzidos para que os resultados sejam mais informativos uma vez que a co-infecção HIV/M.leprae é um evento importante em área endêmica para ambas as doenças. (AU).
Descriptors:HANSENIASE/diag
HANSENIASE/imunol
HANSENIASE/fisiopatol
ANTIGENOS HLA/quim
ANTIGENOS HLA/uso diag
ANTIGENOS HLA/imunol
SINDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA/imunol
Limits:ESTUDO COMPARATIVO
Electronic Medium:Internet
Location:BR191.1


  2 / 3 HANSEN  
              first record previous record next record last record
select
to print
Id:17586
Author:Souza, Fabiana Covolo de
Title:Estudo comparativo entre reacao de Mitsuda e fenotipagem HLA em pacientes hansenianos ?-
Source:Sao Paulo; s.n; 2005. [97] p. tab, graf, ilus.
Thesis:Present for Sao Paulo(Estado). Secretaria de Estado da Saude. Coordenadoria de Controle de Doencas presented for the degree Mestre.
Abstract:Neste estudo propos-se comparar o teste intradermico de Mitsuda e os alelos HLA-DR2/HLA-DR3 e HLA-DQ1 relacionados com as formas clinicas da hanseniase, visando contribuir para o delineamento de nova metodologia no auxilio prognostico desta doenca. Foram estudados 176 pacientes hansenianos (50 HT, 50 HV e 76 HD). A tipificacao do HLA-DR e HLA-DQ foi determinada pela tecnica de PCR/SSP e reacao de Mitsuda pela intradermorreacao com leitura em 28 dias. Na forma HT os resultados demonstraram que a reacao de Mitsuda foi positiva em todos os pacientes, sendo 16 por cento positivo1+ 68 por cento positivo2+ e 16 por cento positivo3+. O diametro de induracao variou entre 4,0 a 18,0mm, com valor medio de 7,5mm. A especificidade HLA-DR2 esteve presente em 28 por cento dos pacientes deste grupo (24 por cento HLA-DRB1*15 e 4 porcento HLA-DRB1*16). A especificidade HLA-DR3 esteve presente 16 por cento dos pacientes (8 por cento HLA-DRB1*17 e 8 por cento HLA-DRB1*18), 2 por cento apresentaram os alelos HLA-DR2 e HLA-DR3 simultaneamente, totalizando 46 por cento da amostra estudada com o marcador. A forma HV apresentou a reacao de Mitsuda negativa em todos os pacientes estudados. A especificidade do HLA-DQ1 esteve presente em 74 por cento dos pacientes (34 por cento HLA-DQB1*05, 28 por cento HLA-DQB1*06 e 12 por cento HLA-DQB1*05 e HLA-DQB1*06). No grupo HD, o padrao de leitura da reacao de Mitsuda resultou em negativo em 48,7 por cento duvidoso 5,2 por cento positivo 1+ 30,3 por cento e positivo 2+ 15,8 por cento. O diametro da iduracao variou entre negativo a 7,5mm com valor medio de 2,4mm...(AU).
Descriptors:HANSENIASE/fisiopatol
ANTIGENO DE MITSUDA/quim
ANTIGENO DE MITSUDA/uso diag
ANTIGENO DE MITSUDA/fisiol
ANTIGENOS HLA/quim
ANTIGENOS HLA/uso diag
ANTIGENOS HLA/fisiol
MYCOBACTERIUM LEPRAE/fisiol
Limits:HUMANO
Location:BR191.1; WC335.502.3, S89e


  3 / 3 HANSEN  
              first record previous record
select
to print
Texto Completo-pt
Id:17574
Author:Souza, Fabiana Covolo de
Title:Estudo comparativo entre reacao de Mitsuda e fenotipagem HLA em pacientes hansenianos ?51Comparative study between the Mitsuda reaction and phenotyping HLA in leprosy patients-
Source:Sao Paulo; s.n; 2004. 51 p. tab.
Thesis:Present for Secretaria de Estado da Saude de Sao Paulo. Coordenacao dos Institutos de Pesquisa presented for the degree Mestre.
Descriptors:ANTIGENO DE MITSUDA/anal
ANTIGENO DE MITSUDA/bios
ANTIGENO DE MITSUDA/quim
ANTIGENOS HLA/anal
ANTIGENOS HLA/quim
ANTIGENOS HLA/uso diag
HANSENIASE/imunol
HANSENIASE/fisiopatol
ANALISE ESTATISTICA
 QUIMIOTERAPIA COMBINADA
 TECNICAS E PROCEDIMENTOS DE LABORATORIO/instrum
 TECNICAS E PROCEDIMENTOS DE LABORATORIO/estatíst
 TECNICAS E PROCEDIMENTOS DE LABORATORIO/util
Limits:HUMANO
Electronic Medium:http://hansen.bvs.ilsl.br/textoc/teses/TESES_ONLINE/SOUZA_FABIANA/SOUZA_FABIANA.pdf / pt
Location:BR191.1; WC335.502.3, S89e



page 1 de 1
   


Refine the search
  Database : HANSEN Advanced form   
Search for : Free form   

    Search in field  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH powered by WWWISIS

IAH - © BIREME/PAHO/WHO
Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information